Servidores do HMSJ deflagram estado de greve contra extinção de cargos

DSC_0013
Projeto que tramita na CVJ extinguirá 36 cargos no município| Foto: Kályta Morgana de Lima

Em assembleia na noite de ontem (5/2) os servidores do Hospital Municipal São José (HMSJ) deflagraram estado de greve contra o Projeto de Lei 122/2017 do Executivo, que tramita na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) e que extinguirá 36 cargos do município.

Ulrich Beathalter, presidente do Sinsej, explicou a gravidade da situação e o que estão fazendo com o serviço público na cidade. Principalmente no HMSJ, que perderá 26 cargos. “É muito mais barato para a Prefeitura manter o servidor do que terceirizar, mas há o interesse por trás”, disse o presidente, explicando que o objetivo do governo não é melhorar o atendimento à população, mas garantir concessões aos empresários. Um exemplo disso é a extinção do cargo de “odontólogo plantonista” (presente nas unidades de Pronto Atendimento) que condenará a população a recorrer à iniciativa privada.

Além desse ataque à comunidade e ao servidor, o governo Udo Döhler apresenta também o PL 5/2018 que prevê aumento exorbitante de gratificação para outras 15 funções dentro do HMSJ (gratificação de R$ 2.777,16 para 13 Líderes de Área Médica e de R$ 807,79 para duas funções de Responsabilidade Técnica). Esses profissionais exercem uma função de controle, muitas vezes praticando assédio moral. O descaso da Prefeitura para com o serviço público reflete também na aposentadoria dos servidores: “Udo nunca pagou uma única parcela em dia do Ipreville”, lembrou Ulrich.

Ao fim, ele enfatizou que para barrar todos esses ataques e cortes de direitos é preciso organizar e unir a categoria. “Não podemos deixar que esse projeto chegue ao Plenário, é preciso pressionar os vereadores para que não aprovem esse absurdo”. Além do estado de greve, ficou encaminhado que os servidores acompanharão de perto o PL 122/2017 na CVJ, pressionando os vereadores e explicando à comunidade o que significa esse absurdo.

Cargos que serão extintos no HMSJ com aprovação do PL 122/2017:

 

 Agente de Limpeza e Desinfecção

Ajudante de Serviços Diversos

Ascensorista

Copeiro

Costureiro

Agente de Estoque de Materiais

Agente Operacional de Edificações e Obras

Auxiliar de Câmara Escura

Manipulador de Dietas

Telefonista

Encanador de Utilidades

Condutor de Veículo Automotor

Eletricista

Mecânico de Manutenção

Mecânico de Refrigeração

Técnico Eletrônico

Técnico em Enfermagem do Trabalho

Técnico de Segurança do Trabalho

Técnico Mecânico

Técnico em Radioterapia

Administrador

Economista

Farmacêutico Bioquímico

Físico Médico

Pedagogo

Secretária Executiva

Outros cargos a serem extintos no município:

 

 Auxiliar de Topógrafo

Almoxarife

Auxiliar de Câmara Escura

Jardineiro

Operador de Usina de Asfalto

Telefonista

Agente de Laboratório

Analista Administrativo

Técnico em Prótese Dentária

Odontólogo Plantonista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − treze =