Outubro Rosa – Mês de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero
Outubro é o mês de prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil terá mais de 70 mil novos casos em 2024. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico e possibilitam melhores resultados estéticos.
Já o câncer de colo de útero é a terceira neoplasia mais frequente em mulheres no Brasil. É causado pela infecção genital persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. Para 2024 a estimativa do INCA é de 17 mil novos casos. Esse vírus é sexualmente transmissível, muito frequente na população e seria evitável o contágio com o uso de preservativos. A vacina contra o HPV também é fundamental no combate a esse tipo de câncer.
Fiquem atentas aos sintomas mais comuns e realizem o autoexame das mamas e o exame Papanicolau.
– Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
– Alterações no bico do peito (mamilo) como retrações;
– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
– Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos;
– Sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal, dor durante a relação sexual, dor abdominal e queixas urinárias ou intestinais.
Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.
É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.
A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama.