Plebiscito contra o imposto sindical

Você sabia que todo ano, no mês de março, todos os trabalhadores têm um dia de salário descontado de seu pagamento? É o imposto sindical, também chamado de contribuição sindical, cuja obrigatoriedade está prevista no artigo 579 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A lei diz que todos os trabalhadores assalariados que integram uma determinada categoria econômica ou profissional, são obrigados a pagar o imposto, independentemente de serem filiados, ou não, a um sindicato. Esse imposto foi criado por Getúlio Vargas na década de 40 e tinha o objetivo de atrelar as entidades sindicais ao governo, tornando-as menos combativas. É o que acontece até hoje.

Você sabia que parte do dinheiro desse imposto vai para sindicatos de fachada, que não defendem em nada os interesses da classe trabalhadora, que nada fazem para manter seus direitos e muito menos para ampliar conquistas que melhorem suas condições de trabalho, sua renda, seu lazer? Isso só acontece porque a estrutura sindical brasileira permite. O fim desse imposto é determinante para fortalecer a organização sindical.

A CUT defende que todo trabalhador deve ser livre para escolher seu sindicato, ou seja, quem deve representá-lo na luta pela ampliação de conquistas e direitos. Também deve ter autonomia para decidir qual será a forma de sustentação financeira do sindicato que escolheu.

Vote na sede do Sinsej

Diante disso, a CUT está realizando em todo o país um plebiscito contra o imposto sindical. O Sinsej instalou uma urna na recepção da sua sede (Rua Lages, 84) e convida todos os trabalhadores de Joinville a votarem.

Neste ano, a direção do Sinsej pretende aprofundar essa discussão com os servidores de Joinville, Garuva e Itapoá, a fim de decidir o destino desse dinheiro que é tirado arbitrariamente do bolso de todos trabalhadores.

Você também pode votar pela internet. Clique aqui.

Plebiscito pelo fim do Imposto Sindical

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 3 =