Fábrica de tubos paralisada por falta de pagamento

A fábrica de tubos da Prefeitura de Joinville, em Pirabeiraba, amanheceu paralisada nesta quinta-feira (18/4). Os trabalhadores cruzaram os braços porque não receberam o valor da gratificação por produtividade na folha de abril. O Sinsej esteve com eles e ajudou a definir os próximos passos do movimento. Os servidores voltaram ao trabalho antes do meio dia, depois da chefia garantir que até o fim do dia o dinheiro estaria depositado. Mas, caso isso não se confirme, há a promessa de fechar novamente a unidade na sexta.

Os trabalhadores perceberam o não pagamento já em 5 de abril. Em seguida, questionaram a coordenação da fábrica e receberam a resposta de que o pagamento seria feito até o dia 12. Mas isso não aconteceu. O novo prazo foi dia 15 e, depois, 17. Como a situação não se definia, as operações foram suspensas para manifestar sua indignação do setor.

Possível nova paralisação

A Secretaria da Fazenda garantiu ao sindicato que fará o pagamento até o final de quinta-feira. Informados dessa situação, o movimento decidiu voltar às atividades e aguardar o pagamento. Porém, também definiu que haverá nova paralisação na sexta, caso se constate que o dinheiro não está na conta dos servidores.

Foi marcada uma reunião na quarta-feira (24/4), às 16 horas, para os trabalhadores da fábrica de tubos definirem uma proposta de solução para os problemas que enfrentam com a gratificação de produtividade. A atividade será na sede do Sinsej. Segundo esses servidores, não há regras claras para o benefício, o que faz com que cada chefia aplique o critério que considera melhor. A essa situação tem se somado a não abertura de concurso público para o setor, a falta de matéria prima e o abandono que a fábrica tem recebido dos últimos governos.

Trabalhadores prometem nova paralisação caso não seja feito o pagamento. Foto: Johannes Halter
Trabalhadores prometem nova paralisação caso não seja feito o pagamento. Foto: Johannes Halter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 5 =