Formação sobre a História da Revolução Russa

 

Lenin, líder do partido bolchevique, discursando na Rússia.
Lenin, líder do partido bolchevique, discursando na Rússia

O mês de novembro trouxe duas datas importantes para história da humanidade. No dia 7, comemora-se o 97º aniversário da Revolução Russa e, no dia 9, lembramos os 25 anos da queda do Queda do Muro de Berlin. Os dois eventos tiveram grande impacto na luta dos trabalhadores de todo o mundo.

A Revolução Russa aconteceu em 1917 e foi a maior experiência da classe trabalhadora mundial. Ela mostrou ao planeta a possibilidade de um governo dos trabalhadores e dos camponeses, que forçou o fim da primeira guerra mundial. A queda do Muro de Berlim, por sua vez, não representou o fim do socialismo, mas do stalinismo, que entregou as conquistas da Revolução aos capitalistas.

Hoje, é o capitalismo que se encontra na pior crise desde 1929. Os ideólogos de direita afirmam que o capitalismo é o único sistema viável, pois querem manter seus privilégios à custa da exploração da maioria da população. No entanto, isso não é verdade. É preciso discutir e construir um mundo socialista.

Para debater essas e outras questões, participe da formação sobre a História da Revolução Russa, que acontecerá dia 22 de novembro, às 16 horas, no Sinsej (Rua Lages, 84). A atividade é aberta e será embasada no livro ‘Dez dias que abalaram o mundo’, de John Reed.

Confirme presença aqui: http://goo.gl/UQv6LM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis − 7 =