Unidade Sanitária aguarda aquisição de filtro

DSC_0128
Servidores decidiram por nova assembleia em agosto, quando encerra o processo de aquisição e instalação do filtro I Foto: Aline Seitenfus

Em assembleia realizada hoje (1/7) na Unidade Sanitária, os servidores decidiram esperar o resultado da licitação para aquisição do Filtro Hepa. O edital foi publicado ontem (30/6) com prazo de 30 dias para aquisição e instalação do equipamento, que foi prometido em 2013. Novos encaminhamentos serão tomados no início de agosto, quando o processo estiver finalizado.

A diretoria do Sinsej também tentará agendar uma reunião com a secretária Larissa Brandão. Os servidores da Unidade pedem que a Prefeitura realize exames periódicos específicos, além do que consta no Estatuto, para quem tem contato direto com pacientes infectados com tuberculose. Eles também solicitam a colocação de janelas para melhorar a circulação de ar no ambiente.

Segundo Tarcísio Tomazoni Júnior, diretor do sindicato, essas são medidas mínimas para garantir que esses trabalhadores reduzam o risco de contração do bacilo da tuberculose. Ele ressalta que as chances de contágio para estes servidores são de seis a 20 vezes maiores que para a população em geral.

Entenda

Desde 2013 os funcionários da Unidade Sanitária lutam por melhores condições de trabalho. A tuberculose é uma doença altamente contagiosa, não somente para os servidores, mas também para os acompanhantes.

Em maio deste ano, após ameaça de paralisar definitivamente o atendimento à população, a Prefeitura se comprometeu em abrir licitação para compra de um filtro que reduz em 99,6% as chances de contágio. Porém, essa ação não é suficiente devido ao grande risco que a tuberculose representa.

Por esse motivo os servidores pedem também que haja uma rotina de exames específicos para detectar o bacilo e melhorias na estrutura, garantindo maior ventilação dos ambientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × um =