Seminário em defesa da saúde pública

Na próxima quinta-feira (17/5) acontece na Câmara de Vereadores o Seminário Contra a Privatização da Saúde Pública e em Defesa do SUS. A atividade está sendo organizada pelo SindSaúdeSC com o apoio do Comitê Popular de Luta, do qual o Sinsej faz parte. Todos os servidores municipais de Joinville, Garuva e Itapoá estão convidados. Será às 19h30.

O principal assunto a ser debatido no dia será o recente anúncio de que o governo do Estado pretende entregar a administração do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt a uma organização social (OS). Na prática, essa medida significa a entrega do hospital a uma entidade privada, que irá gerir o sistema recebendo dinheiro público.

O repasse de hospitais a OSs tem sido uma prática do atual governo estadual e é uma forma de burlar leis, principalmente no que toca à contratação de funcionários – que poderá ser feita sem concurso público – e à dispensa de licitações. À primeira vista, essas modificações podem parecer uma solução para a burocracia, mas, com elas, não há nenhuma garantia de qualidade no atendimento à população ou de transparência na gestão do dinheiro público. Além disso, os atuais servidores do hospital perdem em direitos já adquiridos e têm sua previdência fragilizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − cinco =