Prefeitura desconta salários e não restabelece fornecimento de EPIs
Após realizar uma histórica mobilização contra a falta de condições de trabalho em agosto e setembro deste ano, os servidores das subprefeituras de Joinville tiveram um desconto ilegal em sua folha de pagamento. Acionada pelo sindicato, a Prefeitura reconheceu a arbitrariedade do ato, considerando-o um erro, já que os trabalhadores estavam à disposição nas suas unidades e não puderam realizar suas tarefas por falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
O compromisso do governo foi restituir os valores em dezembro junto ao pagamento, o que novamente não ocorreu. Por telefone na última segunda (4/12), o secretário de Governo, Afonso Fraiz, informou ao Sinsej que será emitida uma folha complementar com o respectivo pagamento entre os dias 11 e 15 de dezembro.
Os trabalhadores das subprefeituras de Joinville tiveram a coragem de expor ao público as péssimas condições de trabalho nas unidades. A punição desse ato com descontos no salário é inaceitável. Esta atitude comprova o assédio moral deste governo sobre os servidores de Joinville. Além disso, os trabalhadores relatam que o fornecimento de EPIs ainda não foi regularizado.
A secretária de Gestão de Pessoas, Rosane Bonessi, afirmou durante reunião com Sinsej ontem (7/12) que o processo de licitação que supostamente estava em andamento durante a manifestação dos servidores já foi concluído e os materiais faltantes já foram distribuídos. No entanto, os trabalhadores não receberam, por exemplo, uniformes e sapatos adequados. Inclusive, estão sendo repreendidos pela própria fiscalização da Prefeitura por não estarem trabalhando com vestimenta adequada.
Os servidores das subprefeituras devem continuar mobilizados por melhores condições de trabalho e resistindo às punições do governo. Apenas a unidade, organização e luta da categoria impedirá ofensiva contra os serviços públicos.