Dia Mundial da Saúde: atos nas Unidades de Saúde de Joinville revelam a grave falta de condições de trabalho e a situação caótica no atendimento à população
Já no primeiro ato simbólico em alusão ao Dia Mundial da Saúde nesta manhã em frente ao PA Sul, a direção do Sinsej se deparou com a caótica situação a que a categoria e a população estão submetidas. As denúncias feitas pelos servidores são gravíssimas sobre a falta de condições de trabalho que estão dificultando o atendimento aos pacientes que procuram por socorro no Pronto Atendimento. Faltam profissionais em todos os turnos, com um agravamento significativo no turno da noite e não há equipamento nem insumos para dar conta da demanda que só aumenta. Somente nesta noite três pessoas perderam a vida enquanto as equipes do PA prestavam atendimento e os corpos seguem na unidade de saúde aguardando os serviços funerários. A demora na retirada dos corpos é outro indício do colapso a que a cidade está submetida pela falta de políticas efetivas de combate a pandemia. Enquanto o prefeito Adriano Silva (Novo) planta flores e o secretário de saúde Jean Rodrigues pede desculpas pelas mortes, mais e mais famílias choram seus mortos! Até quando a economia será prioriza em detrimento a vida? Quantos mais de nós precisará morrer para que ações efetivas de combate ao vírus sejam efetivas pelo governo? Prefeito, nossas vidas valem muito!
Manifestações seguem por outras unidades de saúde – Os atos em defesa da vida, do SUS, por melhores condições de trabalho e por vacina para todos seguem em diferentes unidades de saúde. Após a manifestação em frente ao PA Sul, a direção do Sinsej seguirá para o PA Leste; PA Norte Hospital Municipal São José. O objetivo é mostrar, à população e aos governos, a importância do serviço público em saúde, de mais investimento público para garantir melhores condições de trabalho e mais contratação efetiva para a área, assim como para reivindicar vacina urgente para todas e todos! Também estão programados atos em frente ao Hospital Regional e à maternidade Darcy Vargas.