Entidades se unem para combater terceirização na UPA Sul

O Comitê em Defesa do Serviço Público se reuniu na noite desta terça-feira (12), na sede do Sinsej para debater ações de combate a terceirização nas unidades de saúde, em especial na UPA Sul. Participaram da reunião funcionários da unidade, representantes dos vereadores Cassiano Ucker (União Brasil) e Ana Lucia Martins (PT), representantes dos Conselhos Locais de Saúde, da CUT Norte, do Simpronorte, do Sintesc, do Coren, do Sindicato dos Metalúrgicos e de outras entidades sociais.

Na reunião os funcionários da UPA relataram as dificuldades que o eles vêm enfrentando no local, onde a prefeitura promove um processo de precarização com a intenção de repassá-lo a iniciativa privada. Recentemente, a unidade localizada na zona Sul da cidade teve o seu setor de pediatria reaberto, porém sem receber a estrutura e as condições necessárias para realizar os atendimentos.

Assim como em outras unidades da cidade, na UPA Sul alguns setores já são terceirizados e o setor de pediatria é um deles. No início desta semana, o Sinsej denunciou que a empresa responsável por administrar a área está permitindo que clínicos gerais atendam pacientes da pediatria. Além disso, não há um local adequado para separar os pacientes de acordo com os sintomas, fazendo com que crianças e pessoas com suspeita de Covid aguardem no mesmo local de espera. Essas e outras situações voltaram a ser relatadas pelos funcionários na reunião do comitê.

Como encaminhamento, as entidades vão trabalhar para mobilizar a população para o ato contra a terceirização da UPA Sul, que será realizado nesta quinta-feira (14), às 19 horas, em frente a unidade. A direção do Sinsej estará no local durante todo o dia, panfletando e conversando com os servidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 + um =