Sinsej realiza ato em defesa da UPA Sul

Nesta quinta-feira (14), o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Sinsej) irá realizar um ato contra a terceirização e precarização da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Sul (UPA Sul). O ato será realizado a partir das 19 horas, em frente a unidade.

Durante todo o dia os diretores do Sinsej vão estar em frente a UPA panfletando e conversando com a população e com servidores. O sindicato recebeu denúncias que sobrecarga de trabalho e falta de estrutura para realização de atendimentos. Servidores ainda relataram que a abertura do setor de pediatria agravou a situação, pois não foram contratados funcionários para este setor e nem disponibilizado espaço físico para esses atendimentos. Com isso, pacientes da pediatria são atendidos junto a outros pacientes, o que oferece riscos a crianças com imunidade baixa. Há também denúncias de que alguns atendimentos na pediatria estão sendo feitos por clínicos gerais e não por especialistas, como seria o correto.

A UPA Sul também vem lidando com problemas no atendimento à população. Com poucos funcionários para a demanda que tem, a unidade constantemente está superlotada, com pacientes se amontoando nos corredores e sentado no chão. Com uma fila de espera longa, não há separação para pessoas com suspeita de Covid, que acabam aguardando testes para a doença junto aos demais pacientes.

Com alguns setores da UPA Sul já estão sob responsabilidade de empresas terceirizadas, como é o caso da pediatria. A intenção da prefeitura é repassar essa e outras unidades de saúde para Organizações Sociais (OS). Entre elas o Hospital São José. Para isso, já promove um processo de sucateamento das unidades para incutir na população a ideia de que a situação é ruim porque o sistema é público e a iniciativa privada é a solução para os problemas. Porém, a maior parte dos problemas atuais está exatamente onde os setores são terceirizados.

O Sinsej segue na luta contra as terceirizações e convoca os servidores a se juntarem ao ato de quinta-feira. A UPA Sul é importante para toda a região e a população precisa de um atendimento de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 + 8 =