Joinville deve receber 51 profissionais via Programa Mais Médicos
Após o prefeito Adriano Silva (NOVO) voltar atrás e resolver inscrever a cidade de Joinville no programa Mais Médicos, do governo federal, o município recebeu uma boa notícia: deve ser contemplado com 51 profissionais, de acordo com a lista preliminar já publicada.
Os médicos que vierem para Joinville vão compor as equipes que atendem nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). A notícia é positiva pois reforça o atendimento à população, que sofre com caos que atingiu a saúde pública nos últimos meses, exatamente devido a falta de servidores. Porém, a necessidade de tantos profissionais é fruto de falta de atenção do poder executivo municipal com a saúde da população.
O último censo confirmou que a população da cidade cresceu aproximadamente em 100 mil pessoas. Nesse período Joinville não teve concurso público, o que fez com que o número de servidores na área da saúde caísse. É uma conta lógica: mais pessoas e menos profissionais para atender essa demanda. Naturalmente, a saúde joinvilense ficou sobrecarregada. Por isso o prefeito Adriano Silva foi obrigado a voltar atrás e solicitar ajuda do governo federal através do Mais Médicos.
Entre os dias 24 e 31 de julho, o Ministério da Saúde deve confirmar o número de vagas para cada município. A previsão é que os médicos cheguem até o último trimestre deste ano. O programa prevê que o município pague a ajuda de custos aos médicos contratados e o governo federal fique responsável pelo pagamento da bolsa formação no valor de RS 12,5 mil.
Ainda que a chegada desses profissionais seja de muito auxílio para a população, reforça-se a necessidade da prefeitura lançar o edital de um concurso público. Há outros profissionais em falta na área da saúde, assim como em outros setores do serviço público. Adriano Silva não pode esperar que o governo federal resolva todos os problemas da cidade. É necessário que Joinville caminhe também com as próprias pernas. Concurso público já!