Servidores são obrigados a usar equipamentos próprios para trabalhar
O Sinsej recebeu denúncias de que servidores estão sendo obrigados a usar seus telefones particulares para fazer ligações e atendimentos a população nas unidades públicas de Joinville. Isso porque vários locais de trabalho do município estão sem linhas telefônicas e internet há meses.
Fornecer linhas telefônicas, aparelhos, computadores e internet para os locais que necessitam desse serviço para prestar atendimento é responsabilidade da prefeitura. Há relatos de que na UBSF do Bom Retiro a linha telefônica não funciona há cerca de um ano e os servidores usam seus aparelhos para fazer agendamentos. Em outros locais, trabalhadores estão comprando materiais que deveriam ser fornecidos pela prefeitura.
Orientamos os servidores que não usem seus aparelhos pessoais e não comprem materiais que estejam faltando na unidade. Caso sejam pressionados a isso, procurem o sindicato, pois essa prática configura assédio moral. É um absurdo que, a gestão Adriano Silva (NOVO), além de não valorizar os servidores, ainda os faça usar equipamentos pessoais nos locais de trabalho.
O fornecimento dos aparelhos eletrônicos, bem como da internet e linhas telefônicas, é função da prefeitura. São itens fundamentais para o atendimento à população. Os Agentes Comunitários de Saúde, por exemplo, necessitam de tablets para realização do seu trabalho de coleta de dados importantes para o município. Sem esse material, dados e verbas fundamentais para a estratégia da saúde na cidade ficam comprometidos.
Além de resolver o problema, é necessário que a prefeitura explique o porquê das unidades estarem sem as condições necessárias para o trabalho. O que aconteceu com os contratos com os prestadores de serviços e internet desses locais? Não foram renovados ou não estão sendo cumpridos?
O Sinsej irá verificar mais alguma unidade está sem fornecimento de serviços essenciais e cobrar do poder executivo que resolva a situação o mais rápido possível.