Falta de concurso público impacta no atendimento de alunos com deficiência

A educação em Joinville vem sofrendo com a falta de profissionais concursados nas escolas, entre eles os auxiliares escolares e auxiliares de educador. São cargos de fundamental importância para a qualidade do ensino público, especialmente para estudantes com deficiência.

Os auxiliares de educador ajudam os professores, especialmente no atendimento a esses estudantes. São eles que garantem que os alunos tenham suas necessidades contempladas para que possam desenvolver seu aprendizado acompanhando o restante da turma.

Para os país é um segurança de que seus filhos terão a atenção especial que necessitam e não serão prejudicados na escola. Quando falta esse professor, esses estudantes são diretamente afetados. O professor tem que dar conta de atender todos os alunos, porém, por mais que se esforce, tem dificuldade em atender os alunos com deficiência quando falta um auxiliar de educador.

Profissionais que exercem essa função precisam estar preparados e qualificados para o trabalho. A preparação dos auxiliares é parte importante da função. Outro diferencial de se ter um profissional concursado neste cargo é o laço de confiança que ele cria com os alunos e seus familiares. O servidor tende a permanecer durante muitos anos na mesma, criando relações com a comunidade e os estudantes. Essa confiança ajuda muito no desenvolvimento dos acadêmicos com deficiência.

A falta desses profissionais nas escolas acontece devido a falta de concurso público em Joinville. Há 10 anos a cidade não amplia seu quadro de servidores. A prefeitura tem investido na contratação de temporários, que podem ficar apenas dois anos na função.

Esse é só mais um exemplo do porque a cidade precisa urgentemente de concurso público. A qualidade e o atendimento na educação municipal sofrem com a falta de profissionais e só o concurso vai sanar esse problema.

Concurso público já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − dois =