Sinsej discute plano de valorização dos administrativos em reunião com a SGP

Na sexta-feira, 24 de outubro, a direção do Sinsej esteve reunida com o Secretário de Gestão de Pessoas, Andrei Kolaceke, na sede da SGP, para tratar do plano de valorização de carreira dos agentes e assistentes administrativos do município.

Durante a reunião, o sindicato destacou a importância desses profissionais, que desempenham funções essenciais e diversas dentro da administração municipal, e reforçou a necessidade de reconhecimento e valorização concreta da categoria.

Entre os pontos discutidos, foi abordada a situação de servidores que têm sido pressionados e até mesmo coagidos a mudar de horário e também a questão dos servidores que são agentes administrativos por redistribuição ou transposição de cargo e não haviam acessado a nova tabela. O secretário se comprometeu a orientar novamente as chefias sobre a necessidade de anuência dos servidores a nova jornada de trabalho sem qualquer tipo de pressão. Já sobre a questão dos cargos redistribuídos, como dos agentes de estoque, a situação foi corrigida e os mesmo poderão ter acesso a nova tabela salarial. Solicitamos que qualquer servidor que se sentir pressionado ou tiver seu direito restringido entre em contato com o sindicato.

Nos últimos dias muitas dúvidas sobre as folhas de pagamentos e décimo terceiro, foram trazidas para o Sinsej. Neste sentido, esclarecemos que o novo salário base é o que consta na nova tabela salarial prevista na Lei Complementar 728/2025, recentemente aprovada. Assim, todos os agentes e assistentes passam a ter o mesmo vencimento base de acordo com a tabela do cargo, sendo o valor proporcional: quem trabalha 40h (220h/mês) recebe o valor integral e quem atua 30h (165h/mês) recebe o proporcional a essa carga horária.

Importante destacar que os servidores que já cumpriam 40 horas, especialmente nos PAs e UBSFs, e não recebiam pelo excedente, tiveram um ganho real de cerca de 33%  — um marco importante para parte da categoria, que esteve mobilizada e organizada junto ao Sinsej nos últimos meses contra a reforma administrativa do prefeito Adriano. Graças à luta coletiva de muitos anos, foi possível transformar a nova jornada em opcional e garantir a manutenção das gratificações e direitos já adquiridos por esses servidores.

Sobre o plano de valorização, a Prefeitura fará em novembro uma pesquisa sobre o nível de escolaridade dos servidores administrativos. Com base nesses dados, uma nova reunião deverá ocorrer no final de novembro, quando a gestão apresentará uma proposta financeira de mudança de nível e de plano de carreira para agentes e assistentes administrativos. A direção do Sinsej reforçou a importância do Plano de Carreira para todos os cargos, e destacou que a Campanha de Valorização dos Administrativos busca além do plano de carreira a mudança de nível com paridade para os dois cargos.

O Sinsej reafirma a importância da mobilização e da unidade da categoria. Esses avanços foram resultado direto da participação nas assembleias e nas audiências públicas, e da força dos servidores organizados. A luta pela valorização continua — e só com mobilização permanente conseguiremos avançar ainda mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 5 =