Chapa cutista terá maioria na direção regional do Sinte

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte) realizou suas eleições nos dias 25 e 26 de junho. A categoria escolheu sua direção regional e estadual.

Na regional de Joinville concorriam duas chapas. Dos 711 votos, 682 foram válidos. A Chapa 5 recebeu 61,58% dos votos e a Chapa 1 ficou com 38,42%. Os números finais da etapa estadual ainda não foram divulgados.

A Chapa 5 – Unidade, Organização e Luta só concorria regionalmente. Ela defende a permanência do sindicato na CUT e é contra o atual sistema de proporcionalidade da entidade, que permite que as chapas que receberem menos votos integrem proporcionalmente a direção da entidade. A proporcionalidade impede que a categoria possa escolher ou recusar uma plataforma, o que também dificulta a posterior cobrança. Com ela, não há espaço para que o grupo majoritário implemente integralmente sua política e não existe oposição.

Por causa deste sistema, na regional de Joinville, das sete vagas da direção executiva, quatro serão destinadas aos membros da chapa vendedora e três à chapa que recebeu menos votos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =