Tese guia aprovada na abertura do Congresso

Na noite de ontem (12/11) foi realizada a abertura do 1º Congresso do Sinsej. A mesa foi composta por lideranças sindicais, estudantis e de movimentos sociais. O presidente do sindicato, Ulrich Beathalter, ressaltou que esse vento é um marco para a categoria.  “O debate que faremos aqui é muito importante e com certeza refletirá não só na luta de nossa categoria, mas de toda a classe trabalhadora, sobretudo da região”, disse.

Após as falas dos integrantes da mesa de abertura, um vídeo da história do Sinsej foi apresentado e a música America Latina interpretada ao vivo. O Regimento foi aprovado e, em seguida, Ulrich defendeu a tese inscrita, que será debatida durante todo o congresso e deverá se tornar um guia político para o Sinsej no próximo período.

Com o tema “Unir, organizar e lutar – Resistir aos ataques e avançar nas conquistas”, a tese discorre sobre a crise do capitalismo e o colapso desse sistema, que reflete nos governos federal, estadual e municipais. “Não há preocupação com a superação dos problemas e, sim, com o lucro individual”, destacou Ulrich. O Estado, sustentação desse sistema, oprime a classe trabalhadora para defender os interesses dos exploradores. O favorecimento da iniciativa privada, em detrimento do serviço público, é exemplo de como o sistema funciona e porque deve ser combatido. No final da tese há um “plano de lutas geral em conjunto com a classe trabalhadora”.

Leia a tese “Unir, organizar e lutar – Resistir aos ataques e avançar nas conquistas”

Durante a manhã desta sexta-feira, quatro grupos de trabalho discutem a tese guia aprovada ontem e fazem emendas. O texto final será levado ao plenário no sábado.

Hoje à tarde, às 14 horas, haverá um debate sobre a “Criminalização do Movimento Sindical”, com o diretor do APP Sindicato do Paraná, Fabiano Stoiev. Às 16h15 serão discutidos “Os efeitos da terceirização no serviço público”, com o presidente do Sintrasem de Florianópolis, Alex Santos. As atividades são abertas a todos os servidores.

Assista ao vídeo sobre a história do Sinsej

Tese Guia Aprovada Na Abertura Do Congresso

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − quatro =