Diretoria visita locais de trabalho

Servidores apresentaram demandas durante visita dos diretores I Foto: Aline Seitenfus
Servidores apresentaram demandas durante visita dos diretores I Foto: Aline Seitenfus

Os diretores do Sinsej estão passando em todos os locais de trabalho de Joinville, Garuva e Itapoá para a entrega da edição 47 do Jornal do Sinsej. Também é neste momento que os dirigentes conversam sobre os principais problemas de cada unidade.

A visita constante aos locais de trabalho é indispensável para que os diretores conheçam a realidade da categoria que representa. Este é o principal meio de organização da classe – indispensável diante de tantos ataques.

Falta de servidores nos CEIs

No dia 30 de agosto, às 19h, acontece reunião com os servidores dos CEIs. Será discutida a falta de trabalhadores nas unidades de educação infantil. Exemplo disso é o CEI Namir Zattar. Os profissionais do local relataram ao Sinsej que a falta de servidores levou os professores do apoio pedagógico a assumirem vagas nas salas.

Saúde do servidor foi um dos temas abordados pelos trabalhadores I Foto: Aline Seitenfus
Saúde do servidor foi um dos temas abordados pelos trabalhadores I Foto: Aline Seitenfus

Em unidades visitadas pela direção, houve relatos de casos em que os professores são obrigados a abrir mão da hora-atividade para atender a demanda. Outra situação são os auxiliares de turma assumindo as funções dos professores devido à falta de profissionais.

Saúde do servidor

Outro tema abordado em diversos locais de trabalho é a saúde dos servidores e o tratamento recebido na Unidade de Saúde do Servidor (USS). Como as práticas de perseguição e assédio têm se intensificado, o Sinsej, junto aos servidores, deliberou que será feita denúncia ao Conselho Regional de Medicina (CRM). Com isso, espera-se que o tratamento aos trabalhadores doentes e fragilizados torne-se mais adequado.

Além disso, é necessário que o município garanta aos seus funcionários um atendimento de saúde digno. Caso o servidor tenha passado por alguma situação semelhante, tendo sido intimidado, tido sua licença para tratamento de saúde negada ou abreviada, deve imediatamente procurar o setor jurídico do sindicato, para tomar as medidas cabíveis.

O jurídico do Sinsej funciona na sede da entidade, e os horários podem ser marcado pelo telefone 47 3433.6966, ramal 3.

Imposto Sindical

Agosto é o mês para entrega da solicitação de devolução do imposto sindical. O Sinsej entende que a manutenção de qualquer sindicato deve ser feita por meio da participação efetiva dos filiados. Por isso, anualmente devolve 60% – percentual repassado à entidade – do que é descontado do trabalhador no mês de março.

Filiações são feitas durante as visitas aos locais de trabalho I Foto: Aline Seitenfus
Filiações são feitas durante as visitas aos locais de trabalho I Foto: Aline Seitenfus

Importância da filiação

A principal arma que os trabalhadores têm contra os ataques é sua organização. O país passa atualmente por diversas medidas de austeridade, como a Reforma Trabalhista e a terceirização sem limites – já aprovadas e sancionadas – e a Reforma da Previdência – em trâmite no Congresso.

Diante deste cenário, os sindicatos têm um papel fundamental: organizar os trabalhadores. Durante os roteiros, é explicado aos servidores que a filiação à entidade é a garantia da autonomia nas lutas e mobilizações.

Licença-prêmio

Outra reclamação dos servidores é o impedimento de gozo ou venda da licença-prêmio. Desde o final de 2015, Udo Döhler vem renovando portarias que impedem os trabalhadores de usufruírem deste direito, que consta no Estatuto.

Solicitação de ponto

Servidores da Subprefeitura Sul solicitaram novo ponto biométrico I Foto: Aline Seitenfus
Servidores da Subprefeitura Sul solicitaram novo ponto biométrico I Foto: Aline Seitenfus

Em visita à Subprefeitura Sul, os diretores receberam dos servidores o pedido de ajuda para conseguir um ponto biométrico para o local. Atualmente, eles registram o ponto no setor de Patrimônio. O novo equipamento vai otimizar o tempo dos trabalhadores. A diretoria do sindicato irá encaminhar o pedido ao governo.

Estas demandas, apresentadas pelos servidores durante as visitas dos diretores, vão se transformando em lutas e em pautas de Campanha Salarial. Participe também desta construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze + quatro =