A importância do piso nacional para a enfermagem

O período de pandemia da Covid-19 foi fundamental para exemplificar como os enfermeiros e enfermeiras são fundamentais para a área da saúde. E em um justo reconhecimento à categoria, a lei que determina o pagamento de um piso nacional aos profissionais foi finalmente liberada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio.

A valorização do servidor público é sempre necessária para mantê-lo motivado. O novo piso para os enfermeiros será de R$ 4.750. Embora os profissionais de Joinville já fossem contemplados por esse valor mesmo antes da lei ser sancionada, a aprovação do novo piso é uma vitória de todos. Significa o reconhecimento e a valorização da classe.

Ao todo, segundo o Conselho Federal de Enfermagem, mais de 2,8 milhões de profissionais serão beneficiados pela medida. Além de enfermeiros, também são contemplados pela lei os técnicos de enfermagem (que receberão 70% desse valor), auxiliares de enfermagem e parteiras (ambos receberão 50% do valor do piso).

Embora seja excelente que a enfermagem tenha recebido essa valorização, é necessário sempre lutar por mais. Mais estrutura, mais investimentos e melhores condições de trabalho. No caso de Joinville, por mais servidores, já que a enfermagem é uma das categorias que sofre com a sobrecarga de trabalho na cidade.

É importante também que o serviço público como um todo seja valorizado. Essa é uma luta diária do Sinsej. Todas as áreas têm profissionais dedicados que são fundamentais para o bom atendimento da população. O serviço público, gratuito e de qualidade é um direito de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 + dezessete =