Homenagem do Sinsej a todos os trabalhadores

arte-para-1-de-maio

O 1º de Maio é um dia de luta por ampliação de direitos da classe trabalhadora e de reflexão sobre os direitos conquistados por trabalhadores de todo o mundo. A história que se tem registro começa em 1886, quando trabalhadores de Chicago (EUA) fizeram uma greve geral para reivindicar redução da jornada de trabalho de até mais de 16 horas diárias para 8 horas. A polícia atacou. Duas mil pessoas foram feridas e cem foram mortas, líderes foram condenados à morte.

Em 1891, a Internacional Socialista declarou o dia 1º de maio como Dia Internacional da Luta dos Trabalhadores a ser comemorado, todos os anos, com greves e manifestações. Esta decisão, nunca esquecida, marcou todos os dias 1º de maio seguintes. É a data em que homenageamos os que tombaram naquela luta e os que nela prosseguiram com suas reivindicações.

Neste ano, o massacre promovido pela polícia paranaense contra professores a mando do  governador, a greve dos professores de Santa Catarina e de São Paulo, o Projeto da Terceirização que está no Senado e as MPs de Dilma marcam o 1º de maio. Em Joinville, Garuva e Itapoá os servidores aguardam respostas dos prefeitos sobre as pautas de reivindicação 2015.

Está na hora de nos mobilizarmos! Tomemos as ruas e o futuro em nossas mãos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito + 12 =