Adriano Silva (NOVO) qualifica O.S. que teve proprietários presos por corrupção na saúde
Nesta quinta-feira (21), a prefeitura de Joinville publicou no Diário Oficial do município a qualificação do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Saúde Pública (INDESSP) como Organização Social (OS) para atuar na área da saúde. A empresa tem sede em Manaus (AM).
A INDESSP tem como responsável Henrique da Costa Barbosa, que também foi presidente do Atlético Amazonense, time de futebol do Amazonas. Barbosa foi preso em junho de 2023 por conta da Operação Jogada Ensaiada. O sócio da OS teria usado uma empresa de gestão esportiva para receber repasse de valores aos gestores do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto (HPS), na capital amazonense. A diretora da unidade era Júlia Fernanda Miranda Marques, esposa de Henrique Barbosa. Assim como o marido, Júlia foi presa na operação.
As investigações do Ministério Público apontam que houve favorecimento a uma empresa para o fornecimento de serviço de agentes de portaria para o hospital público, sendo identificado superfaturamento na contratação que resulta em R$ 2 milhões de prejuízos aos cofres públicos.
A investigação confirma o que diz o estudo do Conselho Nacional do Ministério Público: as Organizações Sociais são um terreno fértil para a corrupção.
O Sinsej seguirá ativo no combate à implantação de Organizações Sociais no serviço público de Joinville e vai continuar buscando informações sobre as empresas qualificadas pelo prefeito Adriano Silva (NOVO) no seu projeto de terceirização do serviço público.