Sinsej no Congresso Nacional da CUT

Cinco servidores representam o Sinsej no 12º Concut I Foto: Mara Lúcia Tavares
Cinco servidores representam o Sinsej no 12º Concut I Foto: Mara Lúcia Tavares’

Cinco trabalhadores delegados pelos servidores de Joinville, Garuva e Itapoá estão participando esta semana do 12º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (Concut). O evento acontece em São Paulo, com o tema “Educação, Trabalho e Democracia. Direito não se reduz, se amplia”.

Os delegados do Sinsej defendem a tese “Por uma CUT pela base, independente, democrática e socialista”, da Corrente Sindical Esquerda Marxista, ao lado de mais seis trabalhadores de outras bases sindicais. Esse texto e os representantes da categoria foram escolhidos em assembleia pelos servidores, em 20 de maio.

A delegação da Corrente sugere que a CUT lute por: garantia de serviços públicos, seguridade social, reforma agrária, reforma urbana, emprego, transporte, saúde, educação, reajuste mensal de salários de acordo com a inflação, redução da jornada de trabalho nacional para 40 horas semanais sem diminuição de salários, liberdade sindical, contra a criminalização dos movimentos sociais, contra o plano de austeridade do governo federal, entre outras medidas.

Na tese apresentada, constam críticas à retirada de direitos dos trabalhadores, que está sendo realizada pelo governo federal, e faz-se um chamado à mobilização massiva da base.

Leia a tese completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − um =