Concurso geral é conquista dos servidores, mas insuficiente para Joinville

 

A prefeitura de Joinville divulgou nesta quarta-feira (28) que realizará no primeiro semestre deste ano um concurso público geral com 223 vagas em diversas áreas do serviço público. A realização deste concurso, ainda que seja uma conquista importante, é insuficiente para atender a demanda da cidade. Esta é a avaliação do Sindicato do Servidores Públicos de Joinville (Sinsej), que há anos luta pela realização de um concurso público geral na cidade.

Conforme comunicado da prefeitura, a empresa responsável pelo processo será o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE). É importante destacar que, apesar do anúncio, ainda não há edital publicado e a prefeitura tem pouco tempo para a realização do concurso, já que trata-se de ano eleitoral, com regras específicas e prazos mais apertados.

A presidente do Sinsej, Jane Becker, atribui esta conquista à luta dos servidores públicos de Joinville, que vêm reivindicando a realização de concurso público em todas as áreas como forma de garantir a qualidade nos serviços prestados à população. Em junho de 2023, o Sinsej, junto de outras entidades que compõem o Comitê em Defesa do Serviço Público, protocolou um ofício no Ministério Público requerendo concurso público em Joinville. Esta também é uma das pautas da Campanha Salarial 2024 do sindicato, que teve sua pauta final aprovada nesta quarta-feira. 

Em junho de 202, Sinsej protocola ofício no Ministério Público requerendo concurso em Joinville

“A realização de um concurso público geral é uma conquista nossa, da luta do Sinsej e dos servidores públicos de Joinville. Nós pautamos esse tema diariamente nos locais de trabalho, nas reuniões com a gestão, nas redes sociais e no diálogo com a população. Pressionamos e cobramos muito da prefeitura, que agora parece estar prestes a atender essa demanda, mesmo que de forma parcial”, afirma Jane. Em outubro do ano passado, a categoria já havia conquistado a realização de um concurso para a educação, com 300 vagas. 

Jane avalia que as vagas anunciadas pela prefeitura são insuficientes para atender a demanda de Joinville e resolver os problemas encontrados no serviço público. “Não é com 223 vagas que se resolve um déficit de mais de 10 anos sem concurso público em Joinville. A prefeitura deveria lançar um concurso muito mais amplo, conforme as necessidades e o crescimento populacional de Joinville. Este concurso, se realizado, não será suficiente para resolver os problemas da saúde, quem dirá do serviço público como um todo”, defende.

A partir desta avaliação, o sindicato vai continuar lutando pela ampliação das vagas ofertadas por meio de concurso. Além de garantir a qualidade no serviço público, a contratação de mais servidores é importante para a saúde financeira do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Ipreville). Sem a contratação de novos servidores, os trabalhadores do serviço público municipal correm o risco de ficar sem aposentadoria.

Vagas previstas

Segundo a prefeitura de Joinville, estão previstas 223 vagas para os cargos de: agente administrativo, agente de combate a endemias, analista clínico, analista de tecnologia da informação, arquiteto, arquivologista, assistente social, auditor fiscal da receita municipal, auxiliar de desenvolvimento infantojuvenil, cirurgião dentista, contador, enfermeiro, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro sanitarista, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, geógrafo, jornalista, psicólogo, técnico em enfermagem, terapeuta ocupacional e médico. 

Para a função de médico, conforme a prefeitura, estão contemplados profissionais especialistas nas seguintes áreas: alergologia, cirurgia plástica de fissura labial, estratégia de saúde da família, infectologia, infectologia pediátrica, neurologia pediátrica, oftalmologia, patologia, psiquiatria, clínica médica, pediatria, radiologia e pneumologia. 

Além das vagas já previstas, o concurso também vai compor Cadastro Reserva, caso novas oportunidades sejam disponibilizadas futuramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × dois =